quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Por Coimbra, Pelo Choupal

"A Mata do Choupal é um jardim arborizado do início de séc. XIX, ocupa uma área superior a 750 000 m2. Inclui áreas de lazer, espaços para merendas e recintos desportivos. Destaca-se pela magestosa mancha florestal, com árvores de grande porte que albergam a maior colónia nidificante de milhafres da Europa. Entre as várias espécies de árvores refere-se um dos maiores conjuntos de eucaliptos do país, alguns com medidas compreendidas entre os 1,2 m e os 5m de diâmetro e de alturas de 50 m a 65 m, tendo alguns sido plantados em 1868." - Fonte Port. Património


"O Movimento Cívico Plataforma do Choupal acaba de lançar uma petição on-line contra o traçado do novo IC2 em Coimbra que prevê uma nova ponte sobre o rio Mondego e um viaduto sobre a Mata Nacional do Choupal. Apelamos a todos que nos ajudem a recolher assinaturas para travar este projecto. Para tal, basta assinar a petição on-line e reenviá-la para os seus contactos. Se já assinou a petição em papel, não deve assinar esta também."


Entretanto, o movimento tem agendado para hoje, dia 29, às 21H30, na Casa Municipal da Cultural, uma sessão pública "Por Coimbra, pelo Choupal". Domingo, 15 de Fevereiro entre as 11H00 e as 16H00, está prevista uma grande concentração no Choupal.



Como é possível aceitarem uma situação destas, qualquer dia as futuras gerações deixarão de ter contacto com a Natureza na sua essência, só conhecerão espaços verdes com fileiras de árvores, isto é uma falta de respeito para com a Natureza principalmente as milhares de vidas que dependem da vida do Choupal. E agora digam-me que não há conflito de intereses. Onde estão as propostas alternativas a este projecto? Onde iremos parar? Infelizmente não vou poder estar presente nas acções previstas para hoje e para dia 15 de Fevereiro, mas têm o meu apoio incondicional, entretanto fiz o que de momento está ao meu alcance, eu já assinei a petição e você?



Para mais informações:





Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails