quarta-feira, 18 de março de 2009

Por DARFUR

"Em apenas quatro anos, morreram no Darfur, vítimas da guerra, da fome ou da doença pelo menos 200 mil pessoas - os piores prognósticos apontam para 400 mil - na sua larga maioria civis indefesos.
Calcula-se que pelo menos 2,3 milhões de pessoas tenham sido obrigadas a deixar as suas casas e a procurar refúgio em campos onde estão totalmente dependentes das organizações humanitárias. Todos os dias morrem pessoas, a maior parte crianças, de todas as mais vulneráveis.
Apesar do Tribunal Penal Internacional ter declarado a existência de práticas de Crimes de Guerra e Crimes contra a Humanidade e da ONU ter reconhecido a existência de indícios de um Genocídio, a tragédia da província sudanesa do Darfur arrasta-se desde Fevereiro de 2003, debaixo dos olhos de uma comunidade internacional pouco consequente.
...
A decisão da comunidade internacional do envio de uma força híbrida de Paz da ONU e da União Africana (UNAMID) para a região, tomada no passado dia 31 de Julho, muito embora tardia, vem finalmente trazer alguma esperança a estas populações.
A pressão da sociedade civil parece ser agora fundamental para conseguir a pronta articulação internacional e a mobilização dos meios humanos e materiais necessários ao rápido estabelecimento de um contigente que garanta a segurança na região.
Sabe-se que as milícias continuam a atacar e que cada dia de adiamento corresponde a muitas vidas que se perdem."


Como podemos ajudar:
Adquirindo o cd "FRÁGIL - Artistas Portugueses por Darfur"


"É um cd duplo que reúne 28 bandas e artistas nacionais solidários com as crianças do Darfur. Todas as receitas estão já a ajudar a garantir o funcionamento de uma escola em Nyala - Darfur (com apoio em material escolar e alimentar para mais de 700 crianças vítimas da guerra e do genocídio). Todas as receitas deste disco destinam-se a subsidiar projectos de ajuda humanitária às crianças do Sudão."

Adquirir o livro "Lágrimas de Darfur"

Com a compra deste livro 1€ reverte para organização "Por Darfur"

"...o primeiro relato escrito de uma mulher africana que sobreviveu ao inferno do Darfur e que chegou a desejar a própria morte. ...

Quando a escola da aldeia para onde foi transferida em serviço é atacada e crianças entre os 8 e os 13 anos são selvaticamente violadas pelas milícias Janjaweed, enquanto os soldados governamentais impedem as famílias de as socorrerem, Halima denuncia ao mundo tamanho horror. Este foi o seu delito, pelo qual pagou um preço terrível - foi presa e durante dias torturada e violada, uma táctica comum nesta região, considerada pelas Nações Unidas um crime de guerra e um crime contra a Humanidade.Este documento de Halima Bashir é um grito de alerta contra o esquecimento e um despertar das consciências para um dos maiores dramas do século XXI. " - Fonte Bertrand

Por Darfur - Como Ajudar

Assine por Darfur - Petições

Também pode obter mais informações em

Por Darfur - Blog

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails