quarta-feira, 3 de março de 2010

Frasas na Net II

Há pouco tempo a minha irmã recebeu um e-mail que começa logo com a seguinte frase “Cuidado com os Ucranianos…” este e-mail “informa” que em várias cidades do país grupos de pessoas oriundas do Leste da Europa andam a fazer diversos tipos de assaltos, no e-mail tem vários pormenores. Quando pesquisámos sobre a veracidade destas informações descobrimos logo que são falsas. É claro que todo o cuidado é pouco, mas antes de reencaminhar qualquer e-mail deste género (sobre doenças e desaparecimentos também), por favor confirmem sempre a origem das informações, principalmente quando os e-mails não têm informação concreta como por exemplo neste caso a Data, fala em “há 10 dias” mas isso é muito relativo com o reencaminho de e-mails. Neste caso trata-se de um e-mail xenófobo, que prejudica gravemente um grupo de cidadãos que vêm para o nosso país tentar melhorar a sua vida como muito portugueses também o fazem quando saem de Portugal.

Esta foi a informação que encontrei no sítio da PSP, em que também divulgam o dito e-mail:
"É frequente os utilizadores de email receberem informações, tidas como factuais, que ao serem erradamente explicadas podem levar a situações de insegurança que cumpre à PSP precaver. Assim, a PSP alerta para um email que se encontra a circular por diversas caixas de correio electrónico cujo pressuposto é totalmente falso. Nada de errado se passou em Coimbra e em qualquer sala de espectáculos daquela cidade, ou no Porto com os contornos relatados no texto, que tenha tido origem num roubo levado a cabo por uma rede organizada de cidadãos estrangeiros. Também é falso que a PSP possua algum Comando Central ou eventualmente algum Oficial com a graduação de Tenente.

Por esse motivo, alertamos todos os cidadãos que, quando confrontados com missivas do género, questionem as autoridades para a veracidade das histórias antes de as reencaminhar, pois não só contribuem para a descoberta da verdade, como previnem um sentimento de insegurança. Podem e devem utilizar preferencialmente o email contacto@psp.pt ou telefone: 218111049." Fonte PSP

2 comentários:

melro disse...

não sei se já tinha comentado este blog. já não é a primeira vez que cá venho, vim cá parar pelo super bock, onde tb ando, mas noutra categoria.
este post é tão verdadeiro! sou dadora de sangue e recebo 50 mails a dizer para dar sangue para a menina x ou o senhor y. claro que não é assim, damos sangue para um grande banco que leva o sangue onde é preciso. se não houver vem do estrangeiro. o que está por detrás é um pedido de dádiva, o que nao é nada mau, mas pelo meio as moradas ficam expostas e passo a receber imenso spam...
outra foram os pijamas para o ipo. liguei para lá, sim, dá sempre jeito ter roupas para as crianças, mas não têm onde guardar os pijamas e a campanha não era oficial!

enfim, tudo isto para dizer que gosto do blog, me identifico com o que por aqui anda e que já votei.
pronto :)

A disse...

Olá Merlo, muito obrigada pelas visitas, espero que entretanto apareças mais vezes e os comentários serão sempre benvindos.
Quanto ao post, é como digo antes de repassarem seja o que for, confirmem sempre a veracidade das informações.

Muito obrigada e até breve
Beijocas
Andreia

Related Posts with Thumbnails