sábado, 27 de março de 2010

Salve os elefantes: DIGA NÃO AO MARFIM


Terminou dia 25 de Março a Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Ameaçadas de Extinção (CITES) das Nações Unidas, realizada no Qatar. Entre várias tristes notícias que podemos ler no Público, há uma notícia menos má, que se refere à venda de marfim dos elefantes africanos e que antes da Convenção tivemos oportunidade de dizer Não ao Marfim, talvez a nossa voz tenha chegado aos líderes mundiais.

" (...)
Mas nem todas as notícias foram más para as espécies. Por exemplo, em torno do elefante-africano, mais concretamente das suas presas de marfim, houve uma vitória.
O comércio internacional de marfim foi proibido em 1989, e desde então a CITES só permitiu vendas pontuais dos stocks e se o dinheiro revertesse para a conservação dos elefantes. Agora, a Tanzânia e a Zâmbia pretendiam baixar o nível de protecção do elefante-africano, para poderem não só vender o marfim que actualmente têm armazenado como abrir a porta a futuras transacções.
Outros países africanos, com o Quénia à frente, opuseram-se ao enfraquecimento da protecção dos elefantes, considerando que tal iria impulsionar a caça ilegal, e desta vez as negociações favoreceram esta espécie.
(...)" - Fonte Público

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails