"O que é o Ranking dos Supermercados?
O Ranking da Greenpeace analisa as práticas de compra e venda de peixe dos supermercados segundo critérios desenvolvidos a partir das recomendações da Greenpeace para a pesca e aquacultura sustentáveis e para a comercialização de pescado." - Fonte Greenpeace Portugal
Clique na foto para ver o gráfico mais promenorizado
Mais um ano mais um ranking, dois anos depois do primeiro os resultados são um pouco mais animadores, o Lidl continua a manter a liderança agora com 60% (começou com 22%), de louvar é o empenho do grupo da Sonae (Modelo e Continente) que há dois anos estava em último na lista (1,81%) e este ano está em 2º lugar com 40%, parabéns e continuem assim que vão bem. De lamentar é o grupo Jerónimo Martins (Feira Nova e Pingo Doce) que de 2º lugar (3,12%) em 2008 passou para último lugar (5%) em 2010 e o pior é que estes dados não se devem só ao facto de os outros grupos se empenharem mais, mas também porque este grupo baixou o seu empenho em melhorar as práticas de comercialização de pescado, o que também lamentavelmente aconteceu com o grupo dos Mosqueteiros (Inter e EcoMerché) que do ano passado para este baixou 4%.
"Os Mosqueteiros afirmam ter desenvolvido uma política de pescado para melhorar a sustentabilidade dos produtos de marca própria, mas continuam sem fornecer um documento comprovativo e as prateleiras das suas lojas espelham uma realidade contraditória.
O grupo Jerónimo Martins é o único retalhista em Portugal que continua sem responder à Greenpeace, ignorando o apelo de milhares de consumidores para que adopte uma política de compra e venda de peixe que valorize a sustentabilidade dos ecossistemas marinhos." - Fonte Greenpeace Portugal
O grupo Jerónimo Martins é o único retalhista em Portugal que continua sem responder à Greenpeace, ignorando o apelo de milhares de consumidores para que adopte uma política de compra e venda de peixe que valorize a sustentabilidade dos ecossistemas marinhos." - Fonte Greenpeace Portugal
Mas como poderão ver nos links que a Greenpeace mostra nesta coluna, ainda há muito por fazer.
Cinco Critérios para um Consumo Responsável
Nunca é demais divulgar a lista vermelha de bolso para download, a minha anda sempre comigo
ATREVE-TE
Até 26 de Maio, entra em acção com a Greenpeace, criando um spot de rádio divertido e original, tudo para convencer os 3 supermercados do fundo da lista a parar de contribuir para a destruição dos nossos oceanos. "Os spots mais interessantes serão publicados no site da Greenpeace, divulgados aos nossos ciberactivistas e enviados aos supermercados."
Já podem ouvir alguns dos spots candidatos, gosto especialmente do "Não seja aselha, lute contra a Lista Vermelha!"
Sem comentários:
Enviar um comentário