sexta-feira, 7 de maio de 2010

DECO - Investigação Ética

Desta vez a DECO em conjunto com outras 7 associações de consumidores europeias investigaram os supermercados ao nível ético nas suas políticas com os fornecedores.


Em 16 países em desenvolvimento foram contactados 200 fornecedores, com o objectivo de “saber se pagam um preço justo aos trabalhadores, se verificam as condições dos agricultores e estão preocupados com o impacto ambiental”, “O silêncio foi a resposta. Nenhum quis dar o seu testemunho. Fruta tropical, café, chá ou cacau são produtos que encontrámos com facilidade nas grandes superfícies. Mas vêm de países onde as condições de trabalho e os salários são nivelados por baixo. No Equador, por exemplo, a Organização Internacional do Trabalho estima que 30 mil crianças trabalhem nas plantações de bananas.”


“(...) O Jumbo é a única cadeia com certificação SA8000, o que implica da Organização Internacional do Trabalho: abolição do trabalho forçado e infantil, não descriminação, horas extraordinárias, liberdade sindical e direito à negociação colectiva. Em Portugal, os supermercados não estão envolvidos na promoção de produtos de comércio justo, ao contrário de outros países europeus, como a Bélgica, Itália e Espanha. O Jumbo tem a maior variedade daqueles produtos. Seguem-se o Continente e o Intermarché. (…)” - Fonte DECO

Saiba mais:


Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails