segunda-feira, 6 de abril de 2009

FSC

Outro dia ia a passar junto à loja "Casa", quando reparei num poster que têm afixado na montra, este chamou-se a atenção pois tem o logo da WWF (World Wide Fund for Nature), este poster informa que toda a mobília comercializada nesta provem da culturas de florestas sustentáveis segundo a norma internacional FSC.
Como desconhecia esta sigla FSC (Forest Stewardship Council), resolvi pesquisar e eis o que descobri e partilho:

“Lisboa, Portugal – A WWF (World Wide Fund for Nature) divulga hoje o seu relatório «Análise de Mercado das Indústrias Portuguesas de Madeira e de Cortiça», que evidencia Portugal como sendo um dos principais importadores de madeiras tropicais no mundo, sendo o principal importador da República Democrática do Congo e o 6º importador de madeiras tropicais serradas do Brasil. O estudo conclui ainda que a Península Ibérica é a primeira região Europeia e a segunda região no mundo no ranking dos importadores de Madeiras Tropicais Serradas."

"A atribuição do certificado requer o cumprimento de dez princípios que asseguram a gestão sustentável da floresta. Cumpridos estes requisitos, o FSC confere aos proprietários florestais, o reconhecimento perante o mercado da sustentabilidade da sua gestão, ou seja, quando se vai comprar uma mobília, um maço de papel para a impressora ou um par de sapatos com solas de cortiça, se tiver um certificado FSC, o consumidor tem a garantia de estar a comprar um artigo proveniente de uma área florestal gerida de forma responsável.

Actualmente o FSC intervém em mais de 88 países em todo o mundo, tendo certificado mais de 100 milhões de hectares de floresta e emitido 940 certificados de Gestão Florestal e 10.613 certificados de Cadeia de Custódia. Em Portugal encontram-se cerca de 200 mil hectares de área florestal certificada (6% da floresta Portuguesa) e 22 certificados de Cadeia de Custódia." Fonte WWF - FSC Portugal


Este é o logo que se pode encontrar nos produtos acima referidos
Para mais informações:

http://www.fsc.org/
http://www.fsc.org.br/
http://www.wwf.pt/o_que_fazemos/gestao_florestal_responsavel/fsc_portugal/

Aqui encontra uma lista das empresas portuguesas certeficadas pela FSC

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails