Em maio de 2008, a Greenpeace entrou em contacto com os principais distribuidores de Portugal e solicitou informações sobre as suas políticas de compra de peixe, através de um questionário e pedido de informações, e solicitou que fossem agendadas reuniões com a Greenpeace para abordar o assunto. Por não ter havido resposta por parte da maioria dos supermercados aos pedidos, algumas das informações foram recolhidas por voluntários da Greenpeace, que fizeram várias visitas posteriores a diferentes supermercados e observaram os produtos vendidos.
Há que se ressaltar que a maioria dos principais grupos de supermercados não possui uma política sustentável em relação ao peixe que vende, razão pela qual todos eles necessitam de melhorias urgentes e de fazer um esforço que mostre a preocupação com a actual crise dos oceanos."
Lidl Pontuação: 22,73%
Política actual: A empresa comercializa peixe de viveiros, peixe proveniente de pesca selvagem e frutos do mar e, segundo informa, tem a preocupação de não colocar no mercado peixes que não sejam certificados pela União Europeia. A venda de peixes como tubarão, cantarilho do Norte e peixe espada foi suspensa internacionalmente por serem espécies que estão sob ameaça. Alguns de seus produtos são certificados pelo MSC (Marine Stewardship Council ) e pelo Earth Island Institute. Segundo informações da empresa, esta trabalha com seus fornecedores de modo a exigir que disponibilizem informações sobre a rastreabilidade dos produtos provenientes de aquacultura e de pesca selvagem, e apoia fornecedores que abdicam de métodos de pesca destrutiva, como a pesca de arrasto de profundidade. Por este motivo, no início de 2008, a empresa deixou de comercializar a solha capturada por arrasto. Em 2007, a Lidl aboliu a comercialização de bacalhau proveniente do Mar Báltico.A empresa tem divulgado informações acerca de produtos de peixe certificados pelo MSC e pesca sustentável em seus folhetos promocionais.
Comentários da Greenpeace: Apesar de algum esforço da Lidl no sentido de melhorar suas práticas de compra e venda de peixe, a empresa ainda não possui uma política escrita sobre o peixe sustentável, tampouco sobre a etiquetagem de seus produtos. Muito embora haja espécies comercializadas que se encontram na lista vermelha da Greenpeace, entre eles o bacalhau, camarão, pescada e atum, a Greenpeace reconhece que a Lidl tem caminhado para banir a venda de espécies ameaçadas, e reitera a necessidade de continuar trabalhando para eliminar a venda de todas as espécies listadas.A Greenpeace não apoia nenhum programa de certificação do peixe, inclusive pelo MSC, uma vez que confere certificação ao peixe que tenha sido capturado com métodos destrutivos." - Fonte Greenpeace Portugal
Para mais informações:
http://www.greenpeace.org/portugal/ranking
http://www.greenpeace.org/international/assets/binaries/ranking1.pdf
http://www.lidl.pt/pt/home.nsf/pages/c.service.specials.sort.s.poli.poli
http://www.lidl.pt/pt/home.nsf/pages/c.service.specials.sort.s.fum.i
http://www.lidl.pt/pt/home.nsf/pages/c.service.specials.sort.s.msc.msc
No ranking da Greenpeace a cadeia de supermercados da SONAE ficou em último lugar, envie o seu e-mail a pedir que desenvolvem uma política de peixe sustentável, clique aqui e envie o seu e-mail agora, o seu e-mail faz a diferença!
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