quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Farsas na Net

Muito frequentemente recebo no e-mail correio sobre crianças desaparecidas, com doenças estranhas, etc. em que a finalidade é repassarmos a mensagem ao maior número de pessoas possível, pois muitas vezes (no caso das doenças) dizem ter contratactos com operadoras em que recebem dinheiro com cada mensagem enviada. Nestes mail's normalmente apelam ao nosso bom senso e compaixão. Eu antes de repassar seja o que for pesquiso sempre sobre o assunto, porque no mail os dados são sempre muito vagos e normalmente são farsas.

Ontem recebi um mail, que devo dizer fiquei mesmo na dúvida porque quem o fez deu-se ao trabalho de fazer um ficheiro com as patologias e os supostos tratamentos já efectuados, sem sucesso claro!! As fotos devem-nas ter conseguido em algum sítio na net, porque de facto impressionam.


Ora bem, o mail fala sobre uma bebé de 10 meses que tem, supostamente, um cancro cerebral, chama-se Raquel e é do Brasil (aliás, a maioria do mail's que recebo sobre doenças são sempre oriundos do Brasil, os que falam de desaparecimentos de Portugal).

Bastou ir ao Blackle (Google ecológico) e colocar: raquel-brasil-cancro cerebral

para encontrar ISTO, e depois anda uma pessoa preocupada a repassar mail's e a fazer posts nos blogs para divulgar farsas e dar dinheiro a quem não merece!

Por favor confirmem sempre a verasidade destes mail's não custa muito, o tempo que demoram a pesquisar se calhar é menor do que o tempo que demoram a repassar. Não os ignorem de todo porque alguns são verdadeiros e podemos ajudar.
Muito obrigado
Andreia

2 comentários:

Anónimo disse...

É impressionante como há gente cínica, capaz deste tipo de manipulação para obter dinheito fácil... Também recebo emails deste tipo e costumava repassá-los porque pensava sempre que seria menor o erro ao passar uma mensagem potencialmente falsa do que ao não passar e a mensagem ser verdadeira. Mas é revoltante porque agora não se limitam a texto... arranjam mesmo imagens que impressionam de modo a manipular os sentimentos de quem os recebe... Nunca mais reencaminho nenhum destes emails sem confirmar... A +unica coisa que esta gente merece é que dispenda-mos tempo a combatê-los e isso faz-se detectando mensagens falsas!
Muito obrigada pelo alerta,
Nita.

A disse...

Muito obrigada pelo comentário Nita, eu também achava o mesmo até que recebi duas vezes o mesmo mail, sobre um menino que andava "desaparecido" e resolvi pesquisar, até tinha feito um post no blog que logo retirei quando vi que era falso. Sobre os desaparecimentos não há nada melhor que pesquisar na lista on-line de pessoas desaparecida que a PSP tem, em todo o caso confirmar é prioridade.

Related Posts with Thumbnails