quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Carregadores de telemóvel terão padrão mundial em 2012


"Na onda das padronizações, a ITU (International Telecommunication Union), órgão da ONU para assuntos de tecnologia da informação, decidiu, juntamente com um consórcio de fabricantes de telemóveis, padronizar os carregadores. A previsão é que a partir de 2012 a maioria dos aparelhos possam ser alimentados a partir de um modelo único de carregador, chamado UCS (Universal Charging Solution).
O formato definido como padrão, o micro-USB, já é usado em alguns aparelhos no Brasil como o Motorola Q11 e os Nokia N85. Porém, por mais que ambos tenham pinos e carregadores que se encaixam, a Nokia afirma que a utilização do carregador de um aparelho noutro pode causar problemas. «Os carregadores, por ainda não estarem padronizados, trabalham com voltagens diferentes e pode prejudicar o funcionamento. Apenas aparelhos produzidos após 2012 terão formatos e voltagens iguais».
Com a medida, o ITU calcula que deixará de produzir 51.000 toneladas de carregadores, que representa uma redução de 13,6 milhões de toneladas por ano de emissões de gases com efeito de estufa." - Fonte Revista País Positivo

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails