sexta-feira, 12 de março de 2010

Salve os elefantes: DIGA NÃO AO MARFIM


Elefantes ou marfim?

Eu acabei de assinar uma petição urgente, pedindo que elefantes sejam protegidos da caça ilegal para fins comerciais. Há um risco de que a proibição mundial dessa prática seja enfraquecida - este tópico está a ser discutido na convenção da ONU esse fim de semana!

Este fim de semana (13 de Março), dois governos africanos vão tentar acabar com a proibição mundial do comércio de marfim - esta decisão pode acabar com toda a população de elefantes e colocar estes animais mais próximos de extinção.

A Tanzânia e a Zâmbia estão a fazer pressão junto à ONU para conseguirem excepções à proibição. Se isto acontecer, os traficantes de marfim verão que a protecção mundial está enfraquecida e que a temporada de caça está aberta. Outros países africanos são contra o fim desta lei e estão a propor uma extensão dela por mais 20 anos.
Há mais de 20 anos, a Convenção do Comércio a Espécies em Extinção (CITES) estabeleceu uma proibição mundial ao comércio de marfim. A caça ilegal para fins comerciais foi abolida e os preços do marfim subiram. O pouco policiamento e a vontade de reverter essa lei por países como a Tanzânia e a Zâmbia, fizeram com que o comércio ilegal desse material se tornasse lucrativo - caçadores ilegais organizam esquemas para misturar o marfim com os produtos legais.

Mesmo com a proibição mundial, mais de 30.000 elefantes são mortos todos os anos e seus dentes arrancados com machados e motoserras por caçadores ilegais. Caso a Tanzânia e a Zâmbia consigam reverter esta lei, a situação ficará ainda pior.

Nós temos uma oportunidade única esta semana, podendo extender a proibição e reprimir a caça ilegal, antes que se percam ainda mais elefantes - assine a petição agora e encaminhe esta mensagem para todos que você conhece. - Fonte AVAAZ

Outras Informações:
Portal do Governo de Moçambique

4 comentários:

Manuela Araújo disse...

Olá Andreia
Acabei de assinar, espero que vá a tempo que a data de entrega é hoje.
Bom fim de semana

A disse...

Olá Manuela, obrigada pela visita e por ter assinado a petição. Sei que é muito em cima da hora mas recebi a informação também em cima da hora, mas mesmo assim achei que não era tarde para divulgar(como diz o ditado "mais vale tarde...", e pelos vistos consegui mais votos. Também espero que nos consigamos ouvir, caso contrário será mais um marco triste que teremos na história deste Nosso Mundo.

Mais uma vez obrigada, abraço
Andreia

UniPlanet disse...

Olá Andreia,
acabei de votar no Mundo nas nossas mãos no Super Blog Awards!
Boa sorte e continuação de um óptimo trabalho!

Um abraço,
Mab

A disse...

Olá Mab, muito obrigada pela visita e pelo voto, fico contente por achar que é merecedor.
Até breve, com carinho
Andreia

Related Posts with Thumbnails